Documentação sobre processos editoriais de periódicos científicos
Este projeto visa fornecer subsídios às equipes editoriais de periódicos científicos. Visando atender este objetivo serão abordados conceitos-chaves sobre publicação científica, políticas editoriais importantes (incluindo diretrizes éticas), elementos importantes para a prática e o dia-a-dia das equipes editoriais.
Todas as recomendações apresentadas aqui são baseadas em diretrizes sobre edição científica reconhecidas (ver Documentos de referência) ou na pesquisa recente sobre a temática.
Aviso
O conteúdo desta documentação está em desenvolvimento.
Conteúdo
- Conceitos importantes
- Políticas e recomendações
- Políticas editoriais
- Política de direitos autorais
- Política de licenciamento
- Política de autoria
- Política de multiautoria
- Política de verificação de similaridade
- Política de cobrança de taxas
- Política de autoarquivamento
- Política de avaliação dos manuscritos
- Diretrizes de ética na publicação científica
- Aprovação em comitê de ética (para quaisquer pesquisas que envolvam seres vivos)
- Política de publicação prévia OU de reuso de texto OU reciclagem de texto
- Diretrizes de conflito de interesse (autores, avaliadores e editores)
- Políticas de alinhamento à Ciência Aberta
- Outras recomendações
- Regulamento de funcionamento do periódico
- Orientações aos pareceristas/avaliadores
- Orientações aos editores
- Recomendação de checklist na entrada
- Recomendação de checklist pré-publicação
- Recomendação de atendimento à Lei Geral de Proteção de dados
- Recomendação de informações e disposição das informações na versão publicada
- Políticas editoriais
- Práticas
- Pré-avaliação
- Conferência dos requisitos formais dos manuscritos recebidos
- Conferência quanto às informações solicitadas/enviadas dos autores (nome completo, e-mail, ORCID, vínculo institucional, entre outros)
- Submissão dos documentos ao software de verificação de similaridade
- Conferência da anonimização da submissão
- Conferência das referências nas normas adotadas pela revista
- Disponibilização de relatório da análise dos requisitos acima listados aos editores
- Avaliação
- Revisão textual
- Editoração
- Conferência se não estão faltando informações na versão final do trabalho
- Se tiver faltando, solicitar aos autores pelo sistema (inclusive sobre as referências)
- Conferência se a referências estão todas na norma adotada pela revista
- Conferência se todas as referências listas foram citadas, assim como se todas as referências citadas foram listadas
- Corrigir todos os metadados no sistema a partir das informações da versão final (título, resumo, palavras-chave, nome de autor, e-mail, orcid, biografia, instituição, lista de referências)
- Complementação, no arquivo final, das informações (exemplo e-locution, paginação, volume, número, DOI, etc)
- Geração do PDF pré-publicação
- Disponibilização preliminar (com uma marca d’água) da versão do artigo antes da publicação efetiva para conferência dos autores
- Geração do PDF final (após quaisquer apontamentos declarados pelos autores)
- Publicação
- Comunicação científica
- Divulgação científica
- Pré-avaliação
- Dúvidas frequentes
Esta documentação está hospedada em Read the Docs https://journaledit.readthedocs.io/pt_BR/latest/