Práticas

Aviso

O conteúdo desta documentação está em desenvolvimento.

Esta seção visa declar as práticas mais comuns referentes ao processo editorial realizados pelas equipes editoriais. Partimos da ideia de que o periódicos segue as melhores práticas editoriais e que possui um

Pré-avaliação

Conferência dos requisitos formais dos manuscritos recebidos

Conferência quanto às informações solicitadas/enviadas dos autores (nome completo, e-mail, ORCID, vínculo institucional, entre outros)

Submissão dos documentos ao software de verificação de similaridade

Conferência da anonimização da submissão

Conferência das referências nas normas adotadas pela revista

Disponibilização de relatório da análise dos requisitos acima listados aos editores

Avaliação

Escopo

Peer review

Responsabilidade pela deliberação

Conferência de alterações

Revisão textual

Editoração

Conferência se não estão faltando informações na versão final do trabalho

Se tiver faltando, solicitar aos autores pelo sistema (inclusive sobre as referências)

Conferência se a referências estão todas na norma adotada pela revista

Conferência se todas as referências listas foram citadas, assim como se todas as referências citadas foram listadas

Corrigir todos os metadados no sistema a partir das informações da versão final (título, resumo, palavras-chave, nome de autor, e-mail, orcid, biografia, instituição, lista de referências)

Complementação, no arquivo final, das informações (exemplo e-locution, paginação, volume, número, DOI, etc)

Geração do PDF pré-publicação

Disponibilização preliminar (com uma marca d’água) da versão do artigo antes da publicação efetiva para conferência dos autores

Geração do PDF final (após quaisquer apontamentos declarados pelos autores)

Publicação

Publicação do artigo

Registro de DOI no Crossref (se aplicável)

Envio do XML para o Redalyc (se aplicável)

Envio da publicação ao DOAJ (se aplicável)

Comunicação científica

Divulgação científica